8 de nov. de 2016

III ENCONTRO DE PROFISSIONAIS GRÁFICOS

Gerenciamento de Cores - Conceitos e Aplicações



Com a organização de mais um evento, as atividades socioculturais da Cliart Clichês e o propósito de estender os treinamentos e palestras aos clientes e parceiros continuam em plena operação. Esse esforço é feito visando a propiciar um ambiente no qual profissionais gráficos possam interagir, entre si e com especialistas, em assuntos importantes para o segmento flexográfico. A realização, dessa vez, foi feita em parceria com a Coralis.

Nesse terceiro encontro, ocorrido no dia 26 de outubro de 2016, o convidado para ministrar a palestra foi Pedro Gargalaca, um dos maiores especialistas em Gerenciamento de Cores no Brasil. Formado em Artes Gráficas e Engenharia Química e contando com uma experiência acumulada de mais de 20 anos nesse assunto tão complexo e importante para todo o mercado, Pedro atende a diversas empresas, oferece cursos em três idiomas e escreve artigos para revistas técnicas; através da Coralis, tem a autorização para venda, manutenção e certificação referentes aos produtos e serviços da X-Rite®.

Como de costume, os convidados foram recepcionados no Espaço Cultural Cliart, podendo conversar e interagir, servidos de café e petiscos. Ezequiel Fernandez, fundador e atual diretor executivo da Cliart, fez a abertura oficial da palestra e explicou os objetivos da empresa com relação a esses eventos e, após apresentar o preletor, passou-lhe a palavra. Pedro iniciou a sua exposição esclarecendo o conceito de Cor e abordou os tópicos: o que é cor? Por que gerir cores? O que é preciso para isso? Como tratar da qualidade de cor nas embalagens, na visão do dono da marca? Apresentou, também, as importantes contribuições de Albert Munsell para o estudo do assunto e, dentre essas, o estabelecimento dos parâmetros Tom, Luminosidade e Saturação. Na segunda parte, o tópico foi, especificamente, o Gerenciamento de Cores: descrição do cenário atual, objetivos, cuidados necessários na pré-impressão, padronização da iluminação com uso de normas internacionais, espaço CIE Lab, gamut de cores de um periférico e problemas associados à visão humana. A terceira parte foi dedicada à questão das cores Pantone® (como gerenciá-las; Pantone® Live: o que é e como utilizar). Por último, teceu comentários sobre os principais mitos na gestão das cores nas embalagens. Toda a preleção foi desenvolvida com abundância de demonstrações e argumentos sólidos, os quais facilitaram, para um interlocutor atento, a retenção do conteúdo. Para completar o programa estabelecido, Ezequiel convidou todos os participantes para um almoço com a equipe da Cliart.

A direção da empresa assume o compromisso de continuar com esses encontros e já estuda a preparação da agenda para o ano de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário